07 A 10 DE
MARÇO
O corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS/MN/UFRJ) tem a alegria em convidar todes a participarem do XI Seminário des Alunes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (XI SAPPGAS), que nesta edição tem como tema “Experimentações e experiências etnográficas frente aos desafios do presente: campo, escrita, atuação profissional e política” e será realizado entre os dias 07 e 10 de Março de 2023. Nesta edição, o evento acontece em formato remoto diante das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
O Seminário se propõe a ser um espaço horizontal de trocas e reflexões entre as pós-graduações de todo o país, promovendo o encontro de todas as pessoas interessadas em antropologia e áreas afins.
Este ano realizamos mesas de abertura, grupos de trabalho, premiações de ensaio fotográfico e de trabalhos de graduação. Explore nosso site e acompanhe nossas redes sociais!
SOBRE O EVENTO /
EXPERIMENTAÇÕES E EXPERIÊNCIAS ETNOGRÁFICAS FRENTE AOS DESAFIOS DO PRESENTE: campo, escrita, atuação profissional e política
Historicamente o campo da Antropologia se consolidou e foi se (re)afirmando conforme os desafios e questões socioculturais, políticas e econômicas colocadas na ordem do dia. No passado e no presente os(as/es) antropólogos(as/es) tiveram que lidar com a construção de campos de pesquisas antropológicas conforme as vicissitudes e concepções epistemológicas que rondavam as cabeças dos cientistas em cada época. Com isso, cabe destacar que a antropologia se consolidou enquanto um campo da ciência com uma capacidade incrível de se metamorfosear, se adaptando e se ajustando às demandas do presente, mesmo quando questões e desafios se arrastam ao longo dos tempos.
Na contemporaneidade, as experimentações e experiências etnográficas ganharam outros tons e tiveram que se ajustar às novas concepções epistemológicas, metodológicas e de escrita dentro do próprio campo. Nesse sentido, pensar a atuação política e profissional da Antropologia no Brasil atualmente torna-se relevante, principalmente em um cenário político de ataques e sucateamento da ciência e, em especial, das ciências humanas. Como vivemos e fazemos nosso trabalho enquanto antropólogues no presente?
Algumas questões surgem e se colocam na ordem teórica, analítica, descritiva e metodológica às pessoas que encaram o desafio de produzir um trabalho antropológico. Tomando como perspectiva a etnografia, tal como apreendida pela Antropologia do passado e do presente, a proposta deste Seminário é pensar e discutir as experimentações e experiências etnográficas: campo, escrita, atuação profissional e política frente aos desafios do agora. Além disso, refletir sobre a consolidação e reconhecimento profissional e atuação política em meio a uma realidade social que estão inseridos os(as/es) antropólogos (as/es). Por outro lado, também nos importa como e quando tais experimentações também se tornam experiências etnográficas e teorias antropológicas assertivas.
Convidamos todes a assistirem as Mesas de Abertura e Encerramento, assim como a participarem dos GTs e nossas duas premiações. Boas-vindas!
QUANDO /
07 a 10 de março
GTs/
MESAS DE ABERTURA
confira aqui.
PRÊMIO GIRALDA SEYFERTH/
PRÊMIO DE ENSAIO FOTOGRÁFICO /
com muita alegria anunciamos IV Prêmio Giralda Seyferth!
temos o prazer de anunciar o VI Prêmio de Ensaio Fotográfico - Sueli Maxakali.
INSCRIÇÃO DE OUVINTES
para acompanhar as tividades como ouvinte, se inscreva aqui.
nota sobre o endereço de e-mail do seminário e seu nome /
nesta edição, fizemos diversos esforços para fazer do seminário um espaço inclusivo e diverso, inclusive no que se refere a nossa linguagem. no entanto, um entrave para esta edição foi a impossibilidade de migrar os dados e histórico de nosso e-mail para uma nova conta e por isso mantemos este endereço de e-mail ("seminário dos alunos") diferente do nome desta edição do seminário ("seminário des alunes"). para as próximas edições, esperamos que isto não aconteça mais e contamos com a compreensão e colaboração de todes nestes esforços sempre necessários.